Uma das maiores queixas de dores ortopédicas é a Dor na Coluna e muitas vezes a dor ocorre devido à um desalinhamento.
Desvios na coluna podem causar dores intensas e complicações na saúde, seja na infância ou na vida adulta. A coluna desalinhada é um problema que pode comprometer severamente a qualidade de vida de uma pessoa, limitando determinadas atividades rotineiras.
Neste artigo, você descobre quando a coluna desalinhada ocorre, os principais impactos dela e como ela deve ser tratada a partir de informações do Dr. Welber Meneses. Acompanhe a leitura!
O que é uma coluna desalinhada?
Uma coluna desalinhada consiste em um aumento ou redução acentuada das curvaturas da coluna. Ou seja, são desvios que modificam a estrutura dela, consequentemente causando dores na pessoa que sofre com esse desalinhamento.
“Uma coluna ‘desalinhada’ costuma ser denominada como aquela alteração em que o paciente pode apresentar desde o nascimento, como sinônimo de escolioses, ou mesmo apresentar-se ao longo da vida por alterações posturais e/ou degenerativas — fraturas patológicas, traumas, hipotrofia muscular —, sendo esta coluna desalinhada a mais comum”, explica o Dr. Welber Meneses.
A coluna vertebral é composta por vértebras distribuídas em todo o tronco humano, sendo responsável por manter a postura e o equilíbrio corporal.
Ao ser olhada de frente, a coluna vertebral não possui curvaturas. No entanto, ao ser vista de lado, é possível visualizar curvaturas fisiológicas na região do pescoço, do tórax, da cintura e da bacia. Estas são curvaturas normais e surgem naturalmente no corpo humano, como parte do processo de adaptação do corpo a diferentes fases do desenvolvimento motor.
Contudo, curvaturas diferentes das citadas acima, podem indicar prejuízos na coluna e, consequentemente, no bem-estar do paciente.