• Vértebras: são os ossos da coluna com características bem distintas de acordo com o seu posicionamento na coluna. Servem como blocos de sustentação e de proteção para as estruturas nervosas. São o foco principal em fraturas da coluna, além de servir de ponto de fixação para a maioria dos implantes usados nas cirurgias.
• Discos Intervertebrais: são estruturas altamente especializadas em amortecimento de impacto. Localizadas entre as vértebras, recebem até 80% do peso do corpo, sendo muito importantes para todas as atividades realizadas, desde uma simples caminhada até atividades de alto impacto. Além da famosa Hérnia de Disco, podem sofrer de outras doenças como infecções, protrusões, fissuras e abaulamentos, normalmente associadas à dor.
• Facetas Articulares: são as articulações da coluna. Localizadas na parte posterior, são revestidas por cartilagem permitindo os movimentos livres e indolores de deslizamento articular, possibilitando mover a coluna em praticamente todas as direções. Especialmente acometidas pelo desgaste (Artrose), causado pelo envelhecimento natural ou por uma doença discal, com perda do amortecimento e sobrecarga das articulações.