fbpx

+55 11 3258-1706

Central de Atendimento

+55 11 96423-5137

Fale conosco no WhatsApp

Agende sua consulta

Agendamento online

formas de atendimento telemedicina

Você conhece os benefícios da Telemedicina? Descubra Agora!

O conceito de Telemedicina pode parecer muito novo, mas na verdade o primeiro fato histórico que se tem conhecimento sobre o assunto foi no início do século XX quando dados de um eletrocardiograma foram transmitidos por telefone.

Desde então, podemos entrelaçar a Telemedicina com os avanços tecnológicos alcançados pelo homem e mais fortemente devido ao momento de revolução digital que a sociedade vive neste momento.

Com todos os avanços tecnológicos que alcançamos através da internet, dispositivos móveis com alta capacidade de som, imagem e vídeo a Telemedicina é capaz de abranger não só as consultas à distância, mas também a realização de consulta entre médicos especialistas para se obter uma segunda opinião, interpretação de exames e produção de laudos.

A tecnologia está transformando a forma como o atendimento médico pode ser realizado!

Quer saber mais? Neste artigo vamos falar sobre:

  • Definição do termo Telemedicina;
  • A importância da Telemedicina;
  • Legalização da Telemedicina no Brasil;
  • Benefícios da Telemedicina;
  • A Telemedicina e a Ortopedia;

Definição do termo Telemedicina

A Telemedicina é o nome dado para o atendimento médico à distância através do uso de tecnologia, ou seja, através de recursos tecnológicos os médicos são conectados aos pacientes e assim podem realizar diagnósticos, prescrever receitas ou fornecer atestados médicos (quando necessário).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição mais próxima sobre o conceito de Telemedicina é:

 A prestação de serviços de saúde, onde a distância é um fator crítico, por todos os profissionais de saúde que utilizam tecnologias da informação e comunicação para a troca de informações válidas para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões, pesquisa e avaliação e para a educação continuada dos profissionais de saúde, tudo no interesse de promover a saúde dos indivíduos e suas comunidades.

A importância da Telemedicina        

Através da Telemedicina podemos quebrar as barreiras geográficas e ter acesso a especialistas no mundo todo para obter uma segunda ou terceira opinião em casos de alta complexidade.

Da mesma forma, através da utilização da Telemedicina é possível levar o atendimento a pessoas que moram em áreas mais remotas que carecem de médicos especialistas e assim evitar locomoções desnecessárias, ou nos casos que o médico identificar a necessidade passar as devidas orientações para uma consulta presencial.

Legalização da Telemedicina no Brasil;

A Telemedicina é um tema tratado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2002 através da resolução 1.643/2002.

Em 2018 o CFM chegou a aprovar uma nova resolução (2.227/2018) que tratava de forma mais profunda a Telemedicina, mas em seguida revogou a medida devido à uma série de manifestações de médicos e entidades da área médica.

Em Março deste ano o CFM reconheceu, em caráter excepcional devido ao combate à Covid-19, a utilização da Telemedicina possibilitando que os profissionais médicos realizem a orientação, consulta e monitoramento dos pacientes.

Portanto, desde que o médico garanta o direito à privacidade e confidencialidade das informações do paciente e mantenha registrado em seu prontuário a evolução do quadro o atendimento à distância se tornou uma realidade para todos no Brasil.

Benefícios da Telemedicina

  • Sem despesas de viagem – você pode fazer a consulta da sua casa ou trabalho sem se preocupar com gastos com estacionamento, gasolina, transporte, etc.
  • Sem desperdício de tempo – você faz a consulta na comodidade da sua casa e ao encerrar a consulta já pode realizar quaisquer outras tarefas ou compromissos que tenha;
  • Menos interferência no cuidado de crianças ou idosos – você tem filhos pequenos ou cuida de algum parente mais velho? Ao invés de ter que se preocupar em encontrar alguém para cuidar deles quando estiver fora ou ter que levá-los com você a consulta, você poderá fazer a consulta em casa e manter um olho neles;
  • Sem exposição a vírus e bactérias potencialmente contagiosos – Em tempos de pandemia este é o maior benefício que citaremos aqui, evitar a exposição em salas de espera, elevadores ou transporte sempre que possível é primordial neste momento.

A Telemedicina e a Ortopedia

A prática da Telemedicina na ortopedia não substitui a consulta presencial de forma total, pois é muito importante também contar com o exame físico.

Nos casos de novos pacientes o Ortopedista pode avaliar através do vídeo a situação em que o paciente se encontra e passar orientações de medidas que o paciente pode tomar até que uma consulta presencial possa ser realizada.

Em casos que o Ortopedista achar necessário ele pode solicitar uma consulta presencial para realizar o exame físico e determinar o melhor tratamento para o paciente.

Nos casos de pacientes que já estão em tratamento, os médicos podem acompanhar a evolução do quadro e orientar quanto aos próximos passos na rotina do paciente.

A Clínica SO.U adotou esta nova modalidade de atendimento para que nossos pacientes possam continuar o seu acompanhamento em casa quando possível

Ficou com dúvida?

    Leave Your Comment Here