+55 11 3258-1706

Central de Atendimento

+55 11 96423-5137

Fale conosco no WhatsApp

Agende sua consulta

Agendamento online

dor após o exercício

Por que sentimos dor dias após o exercício?

A Dor Muscular Tardia (DOMS, na sigla em inglês) é algo natural, causada pela própria recuperação dos músculos. Ocorre porque, toda vez que nos exercitamos, o tecido muscular é de certa forma danificado e o reparo leva certo tempo para ocorrer.

Aspectos que influenciam na dor tardia

O tipo, intensidade e duração do exercício, bem como o nível de aptidão física e condicionamento do praticante podem afetar quão severa é a DOMS depois de um exercício.

Alguns especialistas acreditam que a DOMS funciona como uma resposta imunológica do organismo: quando nossos músculos são expostos a um esforço, o sistema imunológico reage. Na próxima vez que isso acontece, o sistema imunológico está mais preparado e, então, não dói tanto. Isso explicaria por que sentimos muita dor depois de fazer um exercício novo, mas na semana seguinte, quando o repetimos, a dor não é tão grande.

Quando a dor não é normal?

Uma dor prolongada e muito aguda pode ser um sinal de lesão ou dano mais grave. Lembre-se: dor é um mecanismo do corpo para se proteger. Se houver lesão causada por exercícios extenuantes, a dor é provavelmente um mecanismo protetor para provocar uma pausa e permitir que a cicatrização ocorra.

A DOMS é algo que acontece com todo mundo que se exercita, mas é bom prestar atenção para não mascarar um problema. Se você está dolorido o tempo todo, então isso não é bom. Provavelmente você está exagerando. Para maiores orientações, procure um especialista em Medicina do Esporte da Clínica SOU.

A gente não para, nem você.

    Leave Your Comment Here