+55 11 3258-1706

Central de Atendimento

+55 11 96423-5137

Fale conosco no WhatsApp

Agende sua consulta

Agendamento online

Avaliação Médica

Saiba mais sobre Medicina Esportiva e a melhoria da performance

Apesar do nome, a Medicina Esportiva não lida somente com atletas. É uma especialidade médica que cuida da saúde tanto de atletas profissionais como de pessoas que desejam praticar algum tipo de exercício físico, envolvendo o exercício e o esporte.

O que faz o médico do esporte?

O médico do esporte tem importante papel no acompanhamento da saúde e do bem-estar físico do atleta ou não atleta. 

Ele orienta o paciente nas questões de avaliação e pré-participação de exercícios, considerando a idade e o tipo de exercício a ser praticado, pois conhece a fisiologia do organismo no exercício, que é bastante diferente da fisiologia do organismo ‎em repouso e da medicina curativa. Alguns problemas como arritmias e insuficiências vasculares podem se manifestar apenas no organismo sob o estresse do exercício e do esporte.

O especialista também orienta em relação á prevenção e tratamentos das lesões que possam acontecer no decorrer de exercícios e dos esportes. Além disso, atua nos cuidados de algumas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, utilizando o exercício e o esporte como fator de saúde.

Como é feita a prevenção?

De acordo com o tipo de modalidade esportiva que é praticada, existe maior propensão em ocasionar um determinado tipo de lesão. Quem pratica atividades como futebol, esqui e handebol, por exemplo, exige muito dos membros inferiores e isso pode ocasionar lesões nos joelhos e tornozelos. Quem pratica atividades como a natação e o tênis tende a lesionar os ombros e cotovelos.

Existem muitos métodos para fazer a prevenção. Filmagens de gestos esportivos, treinamentos de força, de equilíbrio e de reflexo são alguns deles.

A melhoria da performance

Para melhoria do desempenho, é importante maximizar a aptidão natural das pessoas, com treinamentos e avaliações especificas.

No caso dos atletas profissionais e de alto rendimento, o médico do esporte também orienta sobre os perigos de usar substâncias ilícitas como forma de ganhar rendimento. O uso crônico de testosterona e anabolizantes pode acarretar danos à saúde, favorecendo o aparecimento de cânceres e distúrbios endocrinológicos.

Se você quer realizar esportes e praticar atividades físicas regulares de modo bem direcionado e obter efetivamente os benefícios à saúde, procure um dos especialistas em Medicina do Esporte da Clínica SO.U.

Lesões nos esportes, não é isso que vai parar você.

    Leave Your Comment Here