fbpx

+55 11 3258-1706

Central de Atendimento

+55 11 96423-5137

Fale conosco no WhatsApp

Agende sua consulta

Agendamento online

Fisioterapia Desportiva

A prevenção de lesões através da Fisioterapia Desportiva

Na área esportiva, a fisioterapia vem ganhando cada vez mais espaço. A especialidade evoluiu bastante nos últimos anos, em razão das novas qualificações e do crescimento de estudos nessa área.

Num passado não muito distante, o principal papel do fisioterapeuta consistia em tratar uma lesão já instalada. A reabilitação física não deixou de ser uma das principais funções dessa especialidade, no entanto, há um crescente movimento no sentido de realizar trabalhos preventivos que evitem a incidência de lesões. A biomecânica e a cinesioterapia são importantíssimos nesse trabalho de Fisioterapia Desportiva para prevenção de lesões.

Mas, afinal o que é biomecânica?

A biomecânica é um estudo sobre o próprio corpo, que analisa todos os sistemas de movimento muscular e ósseo do corpo do paciente. Trata-se de uma avaliação minuciosa de fatores como postura, passada, tipo de pé e pisada, flexibilidade, equilíbrio de força e resistência muscular. A finalidade dessas avaliações é detectar e minimizar possíveis déficits físicos, corrigir desequilíbrios do corpo e aperfeiçoar o rendimento corporal. Evitando desta maneira lesões de curto, médio e longo prazo.

E Cinesioterapia?

A cinesioterapia é um método realizado a partir de movimentos corporais, que agem na restauração e na manutenção da resistência ou força muscular, melhorando, sobretudo, a mobilidade articular, a flexibilidade muscular e a coordenação motora.

Vale ressaltar que o trabalho do fisioterapeuta se dá, muitas vezes, de forma multidisciplinar, com acompanhamento do ortopedista e também com o auxílio de um preparador físico para que o esportista seja atendido de maneira integrada e completa.

Prevenir é sempre a melhor opção, então venha conhecer a equipe de fisioterapeutas da Clínica SO.U.

Lesão, não é isso que vai parar você.

 

    Leave Your Comment Here