Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com corpo e, por isso, a busca por manter práticas esportivas regulares e exercícios diários aumentou bastante. No entanto, é importante ficar atento. Estima-se que de 8% a 13% das lesões no ombro podem ser causadas por alguma atividade esportiva.

O ombro é uma das regiões do corpo mais utilizadas nas atividades físicas, principalmente em exercícios que utilizam os membros superiores. Por isso, o membro pode estar mais suscetível a lesões.

Mas o que é a Artroscopia do ombro?

Para reparar tendões, cartilagem e instabilidade na articulação, recomenda-se utilizar a chamada artroscopia de ombro. É uma cirurgia realizada para visualizar, diagnosticar e tratar problemas de dentro da articulação.

No exame artroscópico, o especialista faz uma pequena incisão na pele do paciente e insere instrumentos (do tamanho de uma lapiseira) com pequenas lentes e um sistema de fibras óticas. Além de iluminar, as ferramentas aumentam a visualização das estruturas a serem analisadas, como os ligamentos e a cartilagem.

Com o acoplamento do artroscópio a um monitor, o ortopedista consegue ver o interior da articulação e por meio disso realizar toda a operação. O método é menos invasivo e proporciona uma recuperação mais rápida do paciente, diferentemente da cirurgia aberta, uma técnica clássica que submete o paciente a uma incisão maior, mais dolorosa e com uma recuperação mais longa e delicada.

A artroscopia é contraindicada caso haja infecção ou ferida na pele próxima da articulação a ser tratada, bem como se houver sangramento grave. No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada utilizando medicamentos coagulantes.

A técnica é indicada também para tratar lesões do menisco, cartilagem e ligamentos do joelho, além de ser recomendada para reparar impactos no quadril e no tornozelo. O método permite ainda a biópsia de tecidos intra-articulares de diversas articulações. 

Se você sente alguma dor no ombro, procure um dos ortopedistas especialistas em coluna da Clínica SO.U.

Problemas no ombro, não é isso que vai parar você.