O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral, cuja função é evitar o contato direto entre uma vértebra e outra e amortecer impactos, se afasta de sua posição normal, o que pode provocar a compressão dos nervos que saem da coluna.

Onde e por que ela ocorre?

Esse quadro é mais comum na coluna lombar (afeta a região mais baixa das costas) e na coluna cervical (afeta a região do pescoço), por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. A predisposição genética tem grande importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, do sedentarismo e do tabagismo. Pode também ser provocada pela falta de cuidado ao levantar e carregar objetos muito pesados. Cerca de 35% da população tem algum tipo de protusão ou herniação discal.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Em algumas pessoas, a hérnia de disco não provoca nenhum sintoma. Em outras, pode provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte a ponto de ser incapacitante, associada a sintomas como dormência e formigamento (parestesia), com ou sem dor, dependendo da área em que foi comprimida a raiz nervosa.

Quando a hérnia ocorre na região cervical, a pessoa pode sentir dor e dificuldade de movimentos na nuca, nos ombros e no pescoço e/ou dor e sensação de dormência e formigamento em cotovelos, braços, mãos e dedos. Quando ocorre na região lombar, pode sentir dor na região baixa das costas e dificuldade em se levantar e abaixar e/ou dor e sensação de dormência e formigamento nos glúteos, pernas, coxas e pés.

Como é feito o tratamento?

Cerca de 90% dos pacientes com hérnia discal na coluna não precisam de cirurgia, apenas tratamento conservador com repouso, medicamentos e mudança de hábitos. Os casos que necessitam de cirurgia são somente os que apresentam sinais clínicos de lesão nervosa, ou que não apresentarem melhora da dor com o tratamento.

A partir da análise clínica, feita pelo médico especialista, do local onde a dor se manifesta e dos reflexos neurológicos nas pernas e braços, é possível determinar se houve lesão da raiz nervosa e qual foi a raiz afetada.

Um grande fator de sucesso da cirurgia na hérnia de disco é a indicação precisa. Se você sente dor na coluna ou dormência e formigamento nos membros, procure um dos ortopedistas especialistas em coluna da Clínica SO.U.

Hérnia de disco, não é isso que vai parar você.