fbpx

+55 11 3258-1706

Central de Atendimento

+55 11 96423-5137

Fale conosco no WhatsApp

Agende sua consulta

Agendamento online

Jovem corredora ao por do sol

Você sabe como prevenir artrose nos joelhos de jovens atletas?

O que é artrose?

A artrose, chamada também de osteoartrose e osteoartrite, é uma doença inflamatória e degenerativa que afeta as articulações, caracterizada por um desgaste na cartilagem que recobre as extremidades ósseas. Esta cartilagem tem como função evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou esforço, por isso a lesão pode causar dor, inchaço e limitação dos movimentos, além de deformidades.

Idade: causa primária da artrose

De forma primária, a artrose faz parte do processo de envelhecimento articular: ocorre pelo desgaste natural que acontece ao longo dos anos, sendo a idade avançada um forte fator de risco para o surgimento da doença. De acordo com a OMS, cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui a doença, sendo a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida do indivíduo. A articulação do joelho é uma das mais atingidas por suportar de forma significativa o peso corporal.

Artrose nos joelhos de jovens atletas

Apesar de estar intimamente relacionada ao envelhecimento, é crescente o número de casos de artrose nos joelhos entre atletas de alto desempenho e também entre esportistas amadores. Isso tem despertado a atenção dos médicos, e muitas pesquisas nesta área estão sendo conduzidas.

artrose no joelho de jovens atletas.

A falta de preparação física adequada (sobrepeso, obesidade ou fraqueza muscular) e a realização inadequada de exercícios físicos (sem a orientação de um profissional capacitado, com movimentos incorretos, excesso de carga acima dos limites fisiológicos e alta intensidade) representam risco de degradação cartilaginosa precoce.

Esportes de alto impacto, como corrida, futebol, handebol, rugby e até o ballet, também são fatores de risco para o surgimento de artrose nos joelhos.

Além disso, alguns estudos mostram que, devido a fatores anatômicos que favorecem a sobrecarga na região externa do joelho, as mulheres tem maior chance em ter a doença do que os homens.

Como prevenir artrose nos joelhos dos jovens

Além de avaliação da anatomia individual e o histórico pessoal e familiar, existem testes funcionais e de equilíbrio muscular que podem analisar o desenvolvimento da artrose nos joelhos.

É fundamental realizar atividades físicas adequadamente com acompanhamento de um profissional qualificado. Músculos mais fortalecidos auxiliam na proteção da articulação, por isso é preciso preparar o corpo com exercícios de menor impacto, voltados para fortalecimento muscular, como caminhada, bicicleta e natação.

Se você sente dor progressiva que se acentua durante a prática de esporte ou em atividades cotidianas (como subir ou descer degraus), percebe o joelho inchado (sinal de derrame articular) ou dificuldade de movimentar a articulação, procure um dos ortopedistas especialistas em joelhos da Clínica SO.U.

Artrose nos joelhos, não é isso que vai parar você.

    Leave Your Comment Here